Henrique Leitão (Universidade de Lisboa, Portugal)

Historiador português das ciências, é atualmente presidente do Departamento de História e Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Após os estudos iniciais em Física Teórica (Doutoramento, 1998), direcionou os seus interesses para a história das ciências. Tem publicado abundantemente sobre a história das ciências exatas na Europa, do século XV ao XVII, e foi o Coordenador da Comissão Científica da edição das Obras Completas do matemático do século XVI Pedro Nunes (Academia das Ciências de Lisboa e Fundação Calouste Gulbenkian). Também interessado na história dos livros científicos e das bibliotecas científicas antigas, é membro de várias sociedades, incluindo a Academia das Ciências de Lisboa e a Académie Internationale d’Histoire des Sciences. Henrique Leitão é um dos cientistas mais respeitados e populares de Portugal e, como consequência, recebeu em 2014 o Prémio Pessoa, um dos maiores prémios que um português pode ganhar. Em 2015 foi condecorado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem de Sant’Iago da Espada, por notáveis conquistas na ciência. Recebeu, também, uma Bolsa Avançada da ERC, em 2019.

Mais info >

ENSPM 2022 Presentation

Title: Mathematics and the Challenge of the Ocean

Abstract: One striking aspect of the onset of regular oceanic navigations in the later decades of the fifteenth century and during the sixteenth century, was the enhanced role that mathematical knowledge played in the construction of maritime empires. In this presentation I will describe some of the new problems that europeans faced when attempting long distance sea voyages, and the novel mathematical ideas that were proposed to solve them.

At the same time, new institutions were created to improve the mathematical ability of seamen, new genres of mathematical literature appeared, and mathematical consultants acquired greater social influence. I will argue that the success of mathematical expertise at the service of imperial ambitions led to an increased awareness of the value and power of mathematical knowledge in sixteenth century Europe.